A 28ª edição do FESTURIS GRAMADO – Feira Internacional de Turismo terá 22 metros quadrados e será realizada entre os dias 3 e 6 de novembro no Serra Park.

A segmentação da feira ganhou um novo nicho, e agora será dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).

De acordo com os organizadores, esta segmentação impulsiona ainda mais a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes, que este ano chegam a 2,5 mil em 450 estandes.

Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).

Durante os dois dias de evento, no Congresso, o Palácio dos Festivais sedia palestras com os principais cases do mercado turístico do Brasil. Em 2015 palestraram Guilherme Paulus (GJP), Aldo Leone Filho, (Agaxtur), Alexandre Gehlen (Rede Intercity), José Eduardo Mendes (Hotel Urbano), Juarez Barrozo (Redetur), Araceli Ramos (Casa Cuervo), Milagros Ochoa (Perú), Fábio Sicilia (Pará), entre outros. Foram mais de 8 horas de troca de experiências e conhecimento.

Para a edição de 2016, que ocorre de 3 a 6 de novembro, já existe a confirmação de participação de algumas das maiores operadoras e agências do país e da América e Europa, além de 11 cias aéreas, 21 países e 13 estados.