De janeiro a julho deste ano, o número de profissionais e empresas do setor de turismo que se registraram no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo) teve aumento de 16,09% comparado ao mesmo período em 2018. O índice representa um incremento de 12,5 mil novos prestadores formalizados até ontem (31) – atingindo um total de 90,7 mil cadastros.

As agências de turismo representam 32% do aumento de registros nos últimos sete meses. Já os meios de hospedagem correspondem a 17% dos cadastros em 2019. O Brasil conta atualmente com aproximadamente 28 mil agências de turismo e 13,4 mil meios de hospedagem formalizados no Mtur (Ministério do Turismo) que representam respectivamente – 31% e 15% do total de cadastrados.

Para Tamara Galvão, coordenadora-geral de Regulação e Fiscalização do Ministério do Turismo, o aumento é fruto das ações realizadas pelas equipes da pasta, que têm trabalhado para melhorar o setor. “Esse crescimento se deve ao trabalho de fiscalização, remota e presencial, realizado pelos fiscais do Mtur e a orientação junto aos municípios e instâncias de governança das regiões turísticas, que é feita pelo Programa de Regionalização do Turismo”, ressalta.

A participação no Cadastur é obrigatória para agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e também para os guias de turismo. Além disso, a iniciativa promove o ordenamento, a formalização e a legalização destes prestadores.

By Hotelier News